15.04/2019 | Murillo Costa
Propósito definido e calculável

Como empreender com propósito definido e calculável

Empreender com propósito definido e calculável é um dos fundamentos para ter sucesso na vida. Viver sem propósito é desperdiçar tempo e energia. Empreender sem propósito é uma inútil e frustrante queima de recursos.

No artigo passado dissemos que a melhor forma de empreender é à base de sonhos, já que nos mantém motivados e fortes para alcançá-los. Mas ter um sonho é diferente de ter um propósito. Empreender com propósito definido e calculável é transformar o sonho em metas e traçar um caminho para atingi-las.

A importância de ter um propósito definido e calculável

Empreender com propósito definido e calculável é o que diferencia pessoas bem-sucedidas de pessoas frustradas. Todo mundo tem a capacidade de sonhar, mas poucos têm a habilidade e garra para transformar esse sonho em propósito.

Um propósito é o conjunto de um objetivo somado às metas que farão isso acontecer em um determinado tempo. A diferença entre sonho e propósito está na descrição que você mesmo faz deles.

Sonho: “Quero ser dono do meu próprio negócio e ter mais tempo para mim e meus amigos.” Perceba que a descrição é rasa, um tanto romantizada, sem definições específicas de o quê, quando, como, porque. Esse sonho é apenas um desejo sem orientação alguma.

Propósito: “Vou trabalhar agora para, dentro de um ano, ser dono do meu escritório de engenharia. Durante esse tempo, vou reservar dinheiro e acumular bastante conhecimento para que o escritório tenha sucesso e eu consiga, em médio prazo, ter mais tempo para meus amigos.”

Isso é um propósito definido e calculável. Ele tem um objetivo claro, um tempo para ser cumprido e passos práticos para chegar lá – essas são as metas desse propósito. Além disso, ele pode ser medido para saber o quão próximo o empreendedor está de cumpri-lo. Quanto mais claro esse propósito for na mente do empreendedor, mais força e motivação ele terá para conquistá-lo, visto que sua realização pessoal depende disso.

Portanto, enquanto não existir propósito definido e calculável em sua vida, seu tempo, energia e recursos serão desperdiçados em atividades que não contribuem para suas realizações pessoais.

Como transformar seus sonhos em propósitos

Transformar sonhos em propósitos é uma tarefa um tanto dolorosa. Normalmente temos muitos sonhos, assim, muitos desejos. Mas, você terá de encarar essa dura realidade: não há tempo para fazer tudo o que gostaríamos de fazer. Por isso, é preciso determinar quais os sonhos mais importantes, mais urgentes e que mais contribuirão para sua realização e felicidade.

Criar um propósito definido é saber cortar sonhos menos importantes. Porém, isso não significa eliminá-los, e sim adiá-los para o longo prazo.

Para transformar sonhos em propósito, tenha um papel e caneta nas mãos. Faça uma lista com todos os seus sonhos – escreva-os à medida que eles surgem em sua mente. Quando terminar, estará pronto para classificá-los segundo importância e urgência.

Os primeiros sonhos deverão ser os que resolvem necessidades imediatas. Talvez ter uma renda extra para ajudar a família, saldar dívidas, abrir o próprio negócio ou conseguir um emprego melhor. Também se pode incluir cursos que o ajudarão a aumentar seu valor de mercado.

Os próximos sonhos poderão ser os mais pessoais, como viagens, conquista de bens materiais ou outras coisas que contribuirão para sua felicidade. Lembre-se que devemos planejar o futuro, mas nunca esquecer de viver o presente.

Definido isso, escolha os três principais sonhos e transforme-os em propósitos definidos e calculáveis dando a eles as seguintes características:

  • Por que é importante;
  • Do que se trata;
  • De quais recursos precisarei para atingi-lo;
  • Qual o prazo (tempo) que tenho para atingi-lo;
  • Quais passos específicos precisarei dar para alcançá-lo.

Quanto mais claros forem esses princípios em sua mente, mais fácil será atingir seu propósito.

Use a força do propósito em seu empreendimento

Nunca duvide do poder que um propósito definido e calculável dá a seu empreendimento, seja ele qual for. Ele significa direção, saber como e para onde apontar suas forças.

Esse poder vem da ação para realizar o propósito. Quanto mais você trabalha em torno de alcançá-lo, mais desenvolve seu poder pessoal. É como um músculo.

Se você tem um negócio e já se perdeu no meio das rotinas administrativas e atendimento ao cliente, pare agora mesmo e trace propósito para seu trabalho. Aprenda a fazer um planejamento estratégico urgentemente. Uma empresa, ou negócio, sem objetivos claros está condenada à queda gradual até sua morte de mercado.

Depois de dar o primeiro passo e colocar no papel seus objetivos, sentirá suas forças aumentarem instantaneamente.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!