01.04/2019 | Murillo Costa
o que é empreender

O que é empreender e como realizar seus sonhos

O que é empreender? Não importa quem você é, empreender pode ser feito visando a realização de seus sonhos em curto, médio e longo prazo. Desde que entenda onde quer chegar e como fará para chegar lá, tudo pode ser possível!

Todas as pessoas, de qualquer classe ou grupo social, têm sonhos que querem ver realizados. A casa própria, carro ou moto, fazer uma boa faculdade, ajudar a família. Viajar, fazer um intercâmbio, morar fora. Abrir o próprio negócio. A melhor espécie de empreendimento começa por um sonho.

O erro da grande maioria das pessoas é achar que empreendedor é a mesma coisa que empresário. Ninguém precisa ser empresário para ser empreendedor. Em contrapartida, nem todo empresário consegue ser empreendedor.

Então, o que é ser empreendedor? Além disso, o que é ser empreendedor de sucesso? O caminho natural do empreendedor é se tornar um empresário, dono do seu próprio negócio? Onde os sonhos entram nessa história e porque você deveria se tornar um empreendedor agora mesmo?

O que é empreender

Segundo certo dicionário, empreender é o ato de “conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil). Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar.”

Reforçando a ideia inicial desse artigo, ser empreendedor não é ser empresário ou ter seu próprio negócio. É ter capacidade para realizar um objetivo que evolva criatividade, inovação e valor. Mas, apenas o ato de sonhar não leva ninguém a lugar nenhum. Como já dissemos aqui no blog, sonhos acabam assim que acordamos.

Podemos definir empreender como a ação de ter um objetivo muito claro na mente, saber qual caminho levará até ele e quais habilidades e técnicas o farão cruzar esse caminho.

Digamos que você queira fazer uma viagem internacional após concluir a faculdade. Esse é o objetivo. Portanto, o próximo passo será saber quando essa viagem acontecerá – digamos que em dois anos. A partir do momento em que você tem os custos totais dessa viagem, você saberá o quanto reservar a cada mês desses dois anos para alcançar seu objetivo.

Isso é empreender.

Como empreender e realizar sonhos andam juntos

Os humanos tomam suas decisões a partir de duas forças: emocional e lógica. Infelizmente – ou não – a força emocional é bem mais forte que a força lógica. É dela que nascem os desejos de quem realmente somos. Os melhores empreendimentos nascem de nossos sonhos, visto que estamos emocionalmente envolvidos com eles. É nosso desejo natural vê-los se realizando.

Como os desejos são elementos altamente instáveis, é necessário enviá-los à nossa parte lógica para serem viabilizados como empreendimentos. Retornando ao exemplo da viagem internacional, digamos que depois de analisar de modo lógico seu desejo, você viu que sua renda atual não lhe daria chances de fazer a viagem.

Qual seria o próximo passo lógico? Procurar um fonte de renda extra e, Deus queira, descartar a possibilidade de um empréstimo – quando sair da faculdade já terá muitas contas pra pagar.

Em se tratando de empreender para o mundo dos negócios, a verdade é que os sonhos das pessoas são absorvidos pelo conceito de “ser empregado para conseguir comprar sua casa e carro”. Porém, ao se empreender para o mundo dos negócios é necessário pensar em médio e longo prazo. Se fosse fácil e imediato realizar sonhos, todos conseguiriam.

Empreender por sonho versus empreender por necessidade

Por que dissemos que empreendimentos à base de sonhos sãos os melhores? Porque existem, pelo menos, dois tipos de empreendimento: à base de sonhos e à base de oportunidades.

Um empreendimento à base de oportunidades se dá quando você percebe que um ramo de algum mercado tem necessidades. A partir daí, seu objetivo é planejar uma forma de solucionar essas necessidades criando uma forma de obter lucros em cima dela. Mas, pode acontecer de sua vocação não ter nada a ver com esse mercado. Está nele visando unicamente a possibilidade de lucros.

Essa é uma forma de empreendimento que pode funcionar, entretanto, o empreendedor precisará de energia extra para se manter motivado. Como sua vocação não está ligada a seu trabalho, será mais difícil para ele enxergar realização pessoal no que faz.

Por outro lado, empreender à base de sonhos tem a ver com algo chamado talento natural. Todas as pessoas têm seu talento natural. O meu é escrever. Qual o seu? Tem autoconhecimento suficiente para responder a essa pergunta com confiança inabalável? Espero que sim.

Essa é a forma de empreendimento que trás realização pessoal e é muito mais fácil se manter motivado em fazê-la. Ela se liga à sua essência, à sua alma, e o lucro passa a ser secundário no seu objetivo. Talvez nem haja uma grande necessidade no mercado, mas o propósito é entregar algo de extremo valor para as pessoas à sua volta. Em contrapartida, elas o recompensarão por isso – financeiramente ou não.

Quem pode empreender e ter sucesso?

Qualquer pessoa pode empreender, de qualquer classe social e crenças pessoais, com qualquer valor na conta bancária, na carteira ou bolsa. Seja empreender na vida pessoal ou no mercado de negócios. Seja um empreendimento por oportunidade ou por sonho. O segredo é sempre ter um objetivo e traçar planos para chegar até ele.

Exige-se, claro, algumas qualidades para se ter um bom perfil de empreendedor. A criatividade deve ser alma do seu projeto. Ela deve ajudá-lo a saber como seu negócio melhorará a vida das pessoas. Ou quais serão os passos para você alcançar seus objetivos.

Por que empreender é tão importante na vida de qualquer ser humano? Porque é a resposta para não ter uma vida vazia, trabalhando à espera de finais de semana. É a melhor estratégia para colocar sua verdadeira vocação em prática e alcançar a realização pessoal.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!