18.12/2018 | Murillo Costa
Como usar marketing de conteúdo para escritores

Manual de marketing de conteúdo para escritores

Como escritor independente, resolvi aplicar o marketing de conteúdo para escritores em minha própria carreira. No início de 2018, criei o Autoria Podcast para falar sobre literatura e ensinar técnicas para autores. Em março do mesmo ano, criei esse blog para aumentar o alcance da minha marca e mensagem na internet. Como resultado de todo esse trabalho, fiz um manual simples e objetivo de como você pode seguir os mesmos passos.

Antes de mais nada, compartilhe esse artigo com seus amigos! Os botões para isso estão no final dessa página. Além disso, você também poderá conhecer meu trabalho por ler, gratuitamente, minha ficção distópica, só clicar aqui.

Já há quase 1 ano funcionando, encerro 2018 com o lançamento do meu e-book de marketing de conteúdo para escritores. Conto os “segredos” e técnicas que uso para criar conteúdo para a internet e atrair pessoas, cativando a atenção delas para se tornarem leitoras e seguidoras do meu trabalho.

Conheça o livro Escritor Empreendedor – Como usar o marketing digital para encontrar leitores

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair possíveis clientes e apreciadores da sua marca e produto. Nessa estratégia, usa-se a criação de informações que satisfaçam uma necessidade dessas pessoas. Por exemplo, o conteúdo literário do Central Autoria entrega informações para quem procura por bons livros de suspense, thriller, distopia e sci-fi.

O marketing de conteúdo já existe há muito tempo. Sabe aqueles programas de culinária, que ensinam receitas e técnicas de cozinha? Pois é, eles criam conteúdo informativo gratuito para as pessoas em geral. Mas, marcas de panelas, alimentos e outras coisas relacionadas usam esse espaço para anunciarem seus produtos. Desse modo, essas marcas usam o conteúdo desse programas para venderem.

A internet facilitou a criação de conteúdo, fazendo com que qualquer pessoa que saiba se comunicar possa produzir e espalhar sua mensagem. É exatamente isso que os youtubers fazem. E é por isso que conseguem vender seus livros – por mais que você questione a “qualidade” desses livros. A verdade é que eles têm qualidade – para um público específico do qual você não faz parte. E não há nada de errado nisso.

Você também pode usar das mesmas técnicas para encontrar leitores e vender seus livros. Basta ser um bom comunicador, ter um lugar para se comunicar (blog, site, canal) e produzir conteúdo interessante e relevante para seu público.

Como usar o marketing de conteúdo para encontrar leitores

O primeiro passos para usar o marketing de conteúdo para encontrar leitores é entender seus princípios. Não basta apenas ligar uma câmera e falar, ou sair escrevendo artigos por aí. É preciso pensar estrategicamente.

Alguns passos são fundamentais:

  • Saber seu objetivo (conseguir leitores? criar uma imagem de autor? manter um imagem de autor? todos?);
  • Conhecer seu público-alvo (quem são? onde moram? qual faixa etária? quanto ganham? livros favoritos? editora favorita?);
  • Qual tipo de conteúdo consomem (vídeos? artigos? podcasts? redes sociais?)
  • Que assuntos você tem autoridade em falar (resenhas? críticas? entretenimento? humor? notícias?)

Conheça o manual de marketing de conteúdo

Como o marketing de conteúdo vai funcionar? Ele vai te permitir encontrar pessoas que poderão se interessar por seus livros. Com sua habilidade em comunicar-se com elas, você será capaz de conduzi-las para seus livros. É claro que muitas pessoas que entrarem em contato com seu conteúdo não se sentirão motivadas a ler seus livros. Por isso, a persistência vai fazer você peneirar a internet atrás de quem se identifica com seu trabalho.

Como usar marketing de conteúdo para escritores

Como meu e-book vai ajudar você a aplicar o marketing de conteúdo para escritores? Produzi Escritor Empreendedor – Como usar o marketing digital para encontrar leitores para ser curto e o mais prático possível. Portanto, a linguagem é simples e direta. A cada capítulo, uma lição para que você crie sua marca de conteúdo na internet. Há também exercícios que te ajudarão a produzir um site, blog, perfil social ou canal no YouTube.

Você pode adquiri-lo clicando aqui.

Não prometo qualquer milagre com o e-book, mas garanto que você terá um manual eficiente sobre atrair leitores. Além disso, terá sua marca e um empreendimento nas mãos. Com o tempo, poderá até entender novas formas de comercializar esse conteúdo.

Espero que o e-book lhe ajude a encontrar um caminho. Com esse lançamento encerro a coluna Entre Autores em 2018. Ela volta em 2019 com novos temas, voltados principalmente para a escrita criativa. Espero muito que você goste.

Até lá.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!