21.12/2018 | Murillo Costa
melhores 2018

Melhores momentos de 2018

2018 foi o primeiro ano de vida do Central Autoria. Ele nasceu em janeiro na forma do Autoria Podcast e, em março, expandiu para o blog gratuito no wordpress.com. Em agosto, demos o grande passo de conquistamos nosso domínio próprio e o site formou sua própria personalidade.

Amigos muito especiais se juntaram ao meu trabalho, sugeriram temas, enviaram seus livros, deram entrevistas. Parcerias valiosas se formaram entre o Central Autoria e eles.

Para mim, Murillo Costa, foi um grande prazer servir aos leitores do blog informação de qualidade, livros inesquecíveis, escritores incríveis. Espero poder fazer muito mais em 2019 e já estou me programando para isso.

Os melhores artigos de 2018

Os artigos de ajuda a escritores foram os que mais chamaram atenção em 2018. Em Entre Autores ensino conceitos de marketing digital e de conteúdo para escritores iniciantes. Foram mais de 20 artigos publicados nessa sessão e, na semana passado, foi lançado um manual de marketing de conteúdo para autores à base desses posts.

Os 4 artigos mais lidos foram:

Os melhores podcasts de 2018

Os Renegados - Murillo Costa

Não vou alistar aqui os mais ouvidos, não vou me basear em números. A lista de melhores podcasts de 2018 vai seguir somente meu gosto – os que mais gostei de fazer.

  • Da ideia à publicação: conheça Os Renegados, meu primeiro livro: tenho muito orgulho em contar como foi o desenvolvimento do meu primeiro livro. Nesse Autoria Podcast conto de onde veio a inspiração, como foi o processo de escrever e publicar, tanto por editora quanto indie. É meu podcast favorito.
  • Resenha de Maus: a história de um sobrevivente: quem acompanha meu trabalho desde o começo, sabe que as histórias da Segunda Guera Mundial são minhas favoritas. Não que eu seja um doido por guerras, mas elas me inspiram a escrever e são um alerta gritante do que o preconceito pode fazer com a humanidade. Maus, sem dúvida, disputa o lugar de melhor livro que já li.
  • Autor independente não tem qualidade? Esse podcast foi feito para rebater as acusações sem base ao vencedor do Prêmio Jabuti 2018 e, de um modo geral, a todos os autores independentes. Falávamos há pouco sobre preconceito, não? Pois é.
  • Por que distopias nos interessam tanto? Esse foi um podcast especial para a Semana da Distopia, evento original Central Autoria. Nele, conversamos sobre o porquê de distopias causarem tanta identificação a nós.

Os melhores livros de 2018

Ninguém Nasce Herói - Eric Novello

Foram mais de 50 indicações de livros em 2018. Entre ficção científica, distopia, biografias e suspense, viajamos muito pela literatura. Vários desse livros me surpreenderam, tanto pelo conteúdo como pela repercussão entre vocês.

Ao contrário do que muitos dizem – e para minha grande alegria – livros nacionais fizeram tanto sucesso aqui no blog quanto internacionais. Posso dizer que fizeram até mais.

  • A Essência do Mal: um dos melhores thrillers que conheci esse ano. A narrativa é tão real que, no início da leitura, pesquisei para saber se a história não era baseada em fatos. Conta sobre a vida de um produtor de documentários que sofre um acidente terrível numa montanha congelada nos montes italianos.
  • Endurance – Um Ano no Espaço: esse livro mudou minha opinião sobre biografias. Depois dele, passei a indicar o gênero constantemente aqui no blog. Ele narra a história de Scott Kelly, astronauta cobaia da NASA que passou um ano no espaço.
  • Ninguém Nasce Herói: distopia brasileira que conta a história de um Brasil dominado por extremismo religioso. Foi apresentado durante a Semana da Distopia e agradou muito aos leitores do blog;
  • Periferia Cyberpunk: quadrinho brasileiro sobre um futuro controlado pelo Big Data, a grande nuvem de informações que, ao ser compreendida e estruturada, pode controlar os hábitos das pessoas. Foi esse quadrinho que inspirou a criação da sessão Meus Contos.

Os melhores eventos de 2018

Em 2018 o Central Autoria foi escolhido para participar da Bienal Online, um evento paralelo à Bienal do Livro de São Paulo. Vários autores foram entrevistados e até conheci um escritor daqui mesmo de Goiânia.

Também tivemos a Semana da Distopia, onde aconteceu o relançamento de Os Renegados, meu primeiro livro. Foram produzidos 3 podcasts nessa semana – gravados e editados nela mesma. Ainda não sei como consegui fazer isso, mas foi épico!

O que esperar para 2019?

O Central Autoria vai continuar a produzir conteúdo até onde conseguirmos. E estamos com muita energia para isso! Em 2019, teremos a segunda edição da Semana da Distopia. Além disso, teremos um segundo evento original Central Autoria, que vou anunciar daqui há algumas semanas.

Em 2019 acontecerá o lançamento de mais dois livros: as continuações de Os Renegados e A Crônica Esférica. Além disso, os contos continuarão normalmente.

Estou aguardando a confirmação de algumas parcerias muito importantes. Se tudo der certo quanto a isso, teremos um conteúdo melhor ainda. Se não acontecer, ainda trabalharei para fazer o épico.

Por agora, o Central Autoria encerra seu trabalho em 2018. A última semana do ano será reservada para manutenção técnica no site e também para definir os principais passos da agenda editorial de ano que vem.

Espero você em 2019. Teremos muito mais histórias emocionantes para contar!

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!