06.11/2018 | Murillo Costa
A Importância de rotina de trabalho

A importância da rotina para desenvolver seu trabalho

A importância da rotina em seu trabalho, seja como escritor ou não, está ligada diretamente à produtividade, desenvolvimento profissional e pessoal. Ter horários e hábitos faz parte da condição humana e é possível autoeducação para manuseá-los do melhor modo possível.

Antes de continuarmos, lembre-se de compartilhar esse artigo com seus amigos. Tenho certeza que vão gostar! Os botões sociais estão logo no final da página. Obrigado!

Nesse artigo você lerá sobre:

  • Criar uma rotina para alcançar a um objetivo;
  • Como a criação de uma rotina de trabalho contribui para a redução de ansiedade;
  • Exemplo de criação de rotina de trabalho;

A importância da rotina para seu desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional é o quanto você consegue especializar-se em seu trabalho. Se você é escritor, se relaciona á qualidade dos seus textos. Para alcançar essa especialização, é preciso torná-la seu objetivo. E ter uma rotina de trabalho vai fazer você conseguir chegar nesse objetivo.

Então, primeiro passo para se definir uma rotina: tenha um objetivo.

A importância da rotina para seu desenvolvimento profissional está ligada à sua produtividade e a o prazer em fazer isso. Quando não conseguimos fazer o que queremos, ficamos frustrados, logo vem o desânimo e momentos de depressão – que podem, inclusive, avançar para um quadro depressivo mais sério se a tarefa não realizada for muito importante para você.

Ter momentos equilibrados entre trabalho e recreação na sua rotina te farão um profissional mais capacitado e um ser humano realizado. Até sua autoestima melhorará.

Como definir uma rotina de trabalho produtiva

Nada melhor do que você mesmo definir sua rotina de trabalho. Primeiro, porque você sabe dos objetivos que quer alcançar – falando com escritores, provavelmente esse será escrever um livro. Segundo, a importância de sua rotina será conforme seu ritmo de vida – cada pessoa é diferente da outra.

Infelizmente, a imensa maioria dos escritores brasileiros precisa conciliar um trabalho fixo com a escrita criativa ou as contas não se fecharão no fim do mês. E a grande maioria mantém o pensamento de “escrever em qualquer momento que eu conseguir”. A grande maioria não consegue seguir esse pensamento. E todos esses sofrem de bloqueio criativo – que é praticamente extinto quando há rotina.

Aqui vemos a importância da rotina de escrita. Desista da ideia de escrever em qualquer momento que der e coloque na sua agenda o seu horário de ser escritor. Criar essa rotina te fará muito mais produtivo do que sentar em momentos aleatórios para escrever. Você verá seu trabalho ser feito e se sentirá feliz por isso, e não ansioso.

Eu mesmo preciso manter o conteúdo do blog – que não é nada fácil. Aqui no Central Autoria saem artigos todos os dias e podcasts uma vez na semana. Só os podcasts consomem um enorme tempo em roteirização, gravação e edição. Artigos como esse que você está lendo exigem pesquisa. E tenho só as manhãs para trabalhar com o blog. Isso precisa ser conciliado com a minha trilogia distópica que está passando por minha revisão e por outros projetos de escrita inéditos. Como não surtar e desistir de tudo? Rotina.

Criei uma agenda editorial para o Central Autoria. Isso me ajuda a prever tudo o que precisa ser feito. Quanto mais consigo prever, mais controle tenho sobre meu trabalho e, por extensão, sobre minha vida.

Todos os domingos, defino os temas da semana inteira. Escrevo cada tema em seu dia de ser postado – exceto os contos, porque eles exigem muito mais criatividade. Essa rotina determina o período que tenho para escrever os artigos, gravar, editar e, o mais importante, o tempo que tenho para me dedicar aos meus livros.

As quintas e sextas de manhã são exclusivas para eu me concentrar em meus livros. Vá por mim, é muito melhor assim do que “escrever a qualquer momento”. A concentração é muito maior e há o sentimento de liberdade de que todas as outras tarefas já estão prontas.

Como definir uma rotina de trabalho produtivo? Defina seus objetivos, onde quer chegar, e programe-se para alcançá-los.

A criação da rotina envolve a criação de hábitos

Existe uma lenda na internet e na cultura geral de que são necessários 21 dias para uma pessoa conseguir fazer de uma tarefa um hábito automático. O psicólogo Jeremy Dean questionou essa ideia e chegou a conclusões científicas muito interessantes.

Ele disse em seu livro Making Habits, Breaking Habits, que, na verdade, são 66 dias, em média, para uma tarefa se tornar um hábito. Porém, esse número varia muito dependendo da dificuldade dessa tarefa.

Segundo Jeremy, beber um copo de água depois do café da manhã demorou uma média de 20 dias para se tornar um hábito automático. Em contrapartida, exercitar-se – uma tarefa bem mais complicada e que exige muito da pessoa – demorou 84 dias.

O objetivo de se criar uma rotina de trabalho é fazer com que tarefas às quais não estamos acostumados se tornem hábitos. Isso só vai acontecer após muita persistência em manter essa rotina.

A recompensa por se manter uma rotina

Se você é escritor, a maior recompensa para sua rotina de trabalho será ver seus projetos saindo de sua mente e se tornando reais. Ver aquela saga que você queria terminar de escrever sendo completada encherá você de satisfação e realização. Seu ânimo em escrever se manterá aceso.

E qualquer rotina de trabalho cumprida proporcionará a redução de ansiedade e aumento da felicidade em ver as coisas andando como você queria.

Organize-se e preveja todas as tarefas que puder para conseguir criar uma rotina de trabalho que lhe permita ter uma ótima produção, não abrindo mão – nunca – de momentos de lazer e de tempo com as pessoas que são importantes para você.


Claro, mantenha tempo na sua otina para ser um bom leitor! E se você gostou desse artigo, vai gostar também de conhecer meu livro, Os Renegados.


Fonte: Jeremy Dean – Revista Galileu

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!