24.10/2018 | Murillo Costa
Quadrinhos Brasileiros Para Conhecer

4 quadrinhos brasileiros que você vai gostar de conhecer

Se alguém pensa que os quadrinhos brasileiros não possuem bons nomes ou um mercado em crescimento, está muito enganado. Com o incentivo de pequenas editoras, financiamento coletivo e publicação independente, a criação de ótimos títulos de histórias em quadrinhos nacionais está acontecendo.

Se você também concorda que não é só de Marvel e DC que os leitores de histórias em quadrinhos devem sobreviver, compartilhe esse artigo com seus amigos. Os botões para isso estão logo no final desse artigo. Obrigado 🙂

Quadrinhos brasileiros com referências icônicas

Os 4 quadrinhos brasileiros a seguir retratam o Brasil de várias formas, incluindo um Nordeste pós-apocalíptico e Amazônia de Lovecraft

1. O Cabra, de Flávio Luiz

Lançado em 2010 e com 55 páginas, o quadrinho brasileiro O Cabra conta a história de um futuro pós-apocalíptico mundial. A Terra se tornou um lugar árido, desértico, onde a água é um bem para privilegiados.

Quadrinho Brasileiro O Cabra

O protagonista é Severino, mais conhecido como O Cabra. Notadamente inspirado no cangaço, Severino é um fora da lei que perdeu seu bando no dia de seu casamento. Enquanto vai atrás de seus traidores, descobrirá também verdades que não queria enxergar.

Uma das grandes sacadas de O Cabra é a “sertanização”(?? me perdoem, sei que não existe, mas é para efeito) de todo o planeta. A Terra se tornou seca como o Nordeste brasileiro e isso pinta um quadro intenso na história.

Vale muito conhecer esse título entre os quadrinhos brasileiros. Clique aqui e vá para a página dela na Amazon. Já sabe: se comprar usando nosso link, ajuda a manter o Central Autoria de pé.

2. Catálogo de Heróis Brasileiros, de Lancelott Martins

Catálogo de Heróis Brasileiros é um trabalho independente muito interessante sobre o universo de quadrinhos brasileiros. Sua proposta é formar uma enciclopédia com todos os super-heróis de nossos quadrinhos nacionais, publicados a partir dos remotos anos 1800.

Quadrinho Brasileiro Catálogo de Heróis Brasileiros

Segundo Lancelott Martins, o objetivo do Catálogo é mostrar que o Brasil também tem ótimos super-heróis. Além disso, também há o tributo aos autores desses personagens.

Assim como qualquer outra enciclopédia, o Catálogo de Heróis Brasileiros traz verbetes sobre cada personagem, em seu caso. O volume indicado aqui é apenas o primeiro de dez. Você pode conhecer mais e comprar clicando aqui.

3. Horror Habita no Coração da Amazônia

Rio Negro: O Horror Habita no Coração da Amazônia é uma quadrinho brasileiro de ficção científica e horror, com primeira edição lançada em agosto de 2018.

Quadrinho Brasileiro Rio Negro: O Horror Habita no Coração da Amazônia

Na bacia do Rio Negro, Amazônia, no ano de 1997, pesquisadores do INPE descobrem um único peixe de uma espécie até então desconhecida. Expedições são feitas em busca de mais espécimes, mas nenhum outro é encontrado.

Em 2001, Elton Zuanon e Margot Walker, pesquisador e fotógrafa, recebem uma informação que pode levar ao habitat natural do peixe misterioso. Não demoram em embarcarem rumo a regiões remotas do rio Negro. Comunidades isoladas conhecem o lugar e cultuam um certo deus-peixe – o deus dos pesadelos.

A história é inspirada em fatos, mitos indígenas e também tem inspirações em H. P. Lovecraft, o mestre do horror cósmico do século 20.

Conheça mais de Rio Negro clicando aqui. Você pode ver um trecho da obra gratuitamente, inclusive.

4. Dois Irmãos, de Milton Hatoum

O livro tradicional Dois Irmãos foi publicado em 2006 e se tornou um dos mais importantes livros contemporâneos da literatura brasileira. Em 2015, ele ganhou sua versão em graphic novel e passou a figurar no corredor dos quadrinhos brasileiros.

A história de Dois Irmãos se passa em Manaus, à beira do rio Negro, e acompanha a rotina de uma família em crise. No centro, os irmãos gêmeos Yaqub e Omar vivem com seus pais e a irmã. Também estão na casa a empregada Domingas e seu filho pequeno.

A narrativa é feita pelo filho da empregada, 30 anos após os fatos terem acontecido. Ele foi uma testemunha calada dos eventos da família e busca saber quem entre os homens da casa é o seu pai. Enquanto criança, ele vê, quieto e calado, os membros se entregarem ao incesto, vingança e paixão.

Em 2001, Dois Irmãos ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance.

Aqui está o link para você conhecer a adaptação para quadrinhos dessa obra impressionante.


E se você gosta de quadrinhos brasileiros, vai gostar também de Os Renegados, meu primeiro livro, que não é uma graphic novel, no caso, mas, confie em mim, você vai gostar. Clique aqui para conhecer.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!