05.09/2018 | Murillo Costa
Editoras para autores iniciantes

4 Editoras para autores inciantes publicarem seus livros

Editoras para autores inciantes são a grande busca de escritores que querem publicar seu primeiro livro. A primeira grande barreira enfrentada por eles é a resistência das grandes editoras brasileiras em publicar novos autores, dando preferência a título estrangeiros – muitos desses estrangeiros são estreantes; que ironia, não? Entretanto, nem tudo está perdido. Tem surgido no mercado ótimas editoras que querem publicar o autor iniciante nacional. Essas empresas estão em crescimento constante, tanto de público como de títulos e falam uma linguagem diferente ao se comunicarem com o mercado.

Editoras nacionais interessadas no autor iniciante

Conheça 4 editoras brasileiras que acreditam que o autor nacional inciante tem tantas chances quanto os tradicionais e os estrangeiros. Lembre-se de compartilhar esse artigo com os amigos, vai que algum deles está pensando em publicar um livro.

1. Editora Draco: fantasia, terror e quadrinhos

A Editora Draco é de caráter independente, ou seja, seu conceito é focado no relacionamento com autor e público, publicando menos livros que uma editora tradicional, mas fazendo um serviço que conquista leitores. Ela se concentra apenas em produção brasileira e/ou que seja em português. Publica os nichos de ficção científica, fantasia, terror, distopia e quadrinhos. Em seu catálogo encontram-se livros vencedores de premiações, como Dezoito de Escorpião. Entre as editoras para autores iniciantes, a Editora Draco tem se tornado uma das primeiras opções dos autores em publicar seus livros. Além de estar de portas abertas, ela mantém conteúdo de ajuda em escrita criativa e auto-divulgação para os escritores novos em seu blog.

2. Editora PenDragon – Os Cavaleiros das Letras

A editora PenDragon foi criada por autores cansados de serem ignorados e iludidos pelas grandes e médias editoras do mercado. É uma empresa de muita personalidade, feita sob os valores dos verdadeiros cavaleiros. A proposta da editora em publicar autores inciantes é o comprometimento com a obra e o escritor. “Nos esforçaremos por você. Morreremos pela nossa irmandade”, eles prometem. Autores iniciantes podem publicar na PenDragon através do selo Novos Dragões Guerreiros, o qual já conta com mais de 80 títulos. Caso seu livro seja aceito, a publicação se dará em formato de tiragem reduzida. Nessa proposta, haverá a impressão de 300 exemplares, sendo que 150 terão os custos arcados pelo autor. A editora colocará o livro em pré-venda durante 60 dias em seu site. Nesse período, os livros vendidos serão tirados da cota do autor, o que fará com que a dívida dele com a editora vá se pagando “automaticamente”. A PenDragon, com certeza, é uma ótima opção entre as editoras para autores iniciantes começarem suas carreiras e formaram seu público leitor.

3. Editora Wish: sempre com uma antologia aberta

Não é somente por um livro totalmente seu que um autor inciante pode estrear no mercado editorial. A Wish é uma das editoras para autores inciantes que regularmente tem antologias em aberto. Nelas, qualquer escritor pode enviar seu conto e concorrer à publicação dele no livro da antologia. A editora Wish foi fundada em 2013 com a proposta de planejar livros modernos, com foco em livros exclusivos e raros. No momento, ela não está aberta a publicação, mas ressaltamos seu interesse em antologias. Muitos autores conhecidos começaram suas carreiras publicando contos em antologias – caso você não saiba, antologias são livros compostos pelo conto de vários autores. Pode valer muito conseguir se inserir em uma.

4. Transversal: a editora para autores iniciantes de Flávia Iriarte

Entre as editoras para autores iniciantes, se destaca a Transversal, criada por Flávia Iriarte, publisher que também está à frente da editora Oito e Meio. A Transversal foi criada para descobrir novos autores brasileiros que conseguem unir a qualidade e talento em contar histórias com a habilidade de criar um relacionamento com seu público leitor. Isso se encaixa com o perfil de editora em manter ótimos canais de Marketing Digital e comunicação com o público. Para apoiar a profissionalização dos autores e descobrir novos, Flávia também criou o Carreira Literária, uma comunidade online que fornece conteúdo sobre mercado literário, escrita criativa e formas de abordar editoras. A ideia segue uma linha muito parecida à sessão Entre Autores daqui do blog. A editora Transversal é aberta à grande maioria dos gêneros literários porque seu objetivo é revelar e projetar novos autores no mercado. O que achou da nossa lista? Tem alguma editora a acrescentar? Deixe nos comentários que vou gostar de saber!
Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!