Editoras para autores inciantes são a grande busca de escritores que querem publicar seu primeiro livro. A primeira grande barreira enfrentada por eles é a resistência das grandes editoras brasileiras em publicar novos autores, dando preferência a título estrangeiros – muitos desses estrangeiros são estreantes; que ironia, não?
Entretanto, nem tudo está perdido. Tem surgido no mercado ótimas editoras que querem publicar o autor iniciante nacional. Essas empresas estão em crescimento constante, tanto de público como de títulos e falam uma linguagem diferente ao se comunicarem com o mercado.
Editoras nacionais interessadas no autor iniciante
Conheça 4 editoras brasileiras que acreditam que o autor nacional inciante tem tantas chances quanto os tradicionais e os estrangeiros. Lembre-se de
compartilhar esse artigo com os amigos, vai que algum deles está pensando em publicar um livro.
1. Editora Draco: fantasia, terror e quadrinhos
A
Editora Draco é de caráter independente, ou seja, seu conceito é focado no relacionamento com autor e público, publicando menos livros que uma editora tradicional, mas fazendo um serviço que conquista leitores.
Ela se concentra apenas em produção brasileira e/ou que seja em português. Publica os nichos de ficção científica, fantasia, terror, distopia e quadrinhos. Em seu catálogo encontram-se livros vencedores de premiações, como
Dezoito de Escorpião.
Entre as editoras para autores iniciantes, a Editora Draco tem se tornado uma das primeiras opções dos autores em publicar seus livros. Além de estar de portas abertas, ela mantém conteúdo de ajuda em escrita criativa e auto-divulgação para os escritores novos em seu blog.
2. Editora PenDragon – Os Cavaleiros das Letras
A
editora PenDragon foi criada por autores cansados de serem ignorados e iludidos pelas grandes e médias editoras do mercado. É uma empresa de muita personalidade, feita sob os valores dos verdadeiros cavaleiros.
A proposta da editora em publicar autores inciantes é o comprometimento com a obra e o escritor.
“Nos esforçaremos por você. Morreremos pela nossa irmandade”, eles prometem.
Autores iniciantes podem publicar na PenDragon através do selo
Novos Dragões Guerreiros, o qual já conta com mais de 80 títulos. Caso seu livro seja aceito, a publicação se dará em formato de tiragem reduzida.
Nessa proposta, haverá a impressão de 300 exemplares, sendo que 150 terão os custos arcados pelo autor. A editora colocará o livro em pré-venda durante 60 dias em seu site. Nesse período, os livros vendidos serão tirados da cota do autor, o que fará com que a dívida dele com a editora vá se pagando “automaticamente”.
A PenDragon, com certeza, é uma ótima opção entre as editoras para autores iniciantes começarem suas carreiras e formaram seu público leitor.
3. Editora Wish: sempre com uma antologia aberta
Não é somente por um livro totalmente seu que um autor inciante pode estrear no mercado editorial. A
Wish é uma das editoras para autores inciantes que regularmente tem antologias em aberto. Nelas, qualquer escritor pode enviar seu conto e concorrer à publicação dele no livro da antologia.
A editora Wish foi fundada em 2013 com a proposta de planejar livros modernos, com foco em livros exclusivos e raros. No momento, ela não está aberta a publicação, mas ressaltamos seu interesse em antologias.
Muitos autores conhecidos começaram suas carreiras publicando contos em antologias – caso você não saiba, antologias são livros compostos pelo conto de vários autores. Pode valer muito conseguir se inserir em uma.
4. Transversal: a editora para autores iniciantes de Flávia Iriarte
Entre as editoras para autores iniciantes, se destaca a
Transversal, criada por Flávia Iriarte,
publisher que também está à frente da editora Oito e Meio.
A Transversal foi criada para descobrir novos autores brasileiros que conseguem unir a qualidade e talento em contar histórias com a habilidade de criar um relacionamento com seu público leitor. Isso se encaixa com o perfil de editora em manter ótimos canais de Marketing Digital e comunicação com o público.
Para apoiar a profissionalização dos autores e descobrir novos, Flávia também criou o
Carreira Literária, uma comunidade online que fornece conteúdo sobre mercado literário, escrita criativa e formas de abordar editoras. A ideia segue uma linha muito parecida à sessão
Entre Autores daqui do blog.
A editora Transversal é aberta à grande maioria dos gêneros literários porque seu objetivo é revelar e projetar novos autores no mercado.
O que achou da nossa lista? Tem alguma editora a acrescentar?
Deixe nos comentários que vou gostar de saber!
Relacionado
Murillo Costa
Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e locutor do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Webdesigner por formação, procuro compartilhar meus conhecimentos em Marketing Digital com outros escritores para que possamos formar juntos nossas carreiras.