13.08/2018 | Murillo Costa
livro 13 segundos de bel rodrigues

13 Segundos – Conheça o livro de Bel Rodrigues

13 Segundos é o primeiro lançamento solo da escritora Bel Rodrigues. Publicado pela editora Galera, o livro nos apresenta Lola, uma jovem que está no começo do último ano de Ensino Médio e lida com o recente término do namoro. Narrado em primeira pessoa, 13 Segundos conquista o leitor nos primeiros “treze segundos” de leitura.

Lembre-se de compartilhar essa indicação com seus amigos!Não vai deixar eles fora dessa né? Envie o link desse artigo por Whatsapp, é muito fácil. Seu comentário também é muito bem-vindo!

Dados técnicos do livro 13 Segundos

livro 13 segundos

É preciso acrescentar que 13 Segundos foi editado de forma bem interessante: cada capítulo tem o tema de alguma música. O capítulo 1, por exemplo, é regido pela música Agora eu Quero Ir, de Anavitória. Isso garante ao leitor uma interessante experiência de imersão na narrativa.

Quando Lola e suas amigas conversam em aplicativos de mensagens a tela do celular é impressa na página com os respectivos bloquinhos de diálogo – como se fosse uma conversa real via Whatsapp.

Quem é a escritora Bel Rodrigues

Bel Rodrigues é uma escritora catarinense, graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Direito Penal e Criminologia. Há alguns anos, ela mantem um canal literário no YouTube, muito provavelmente o maior canal exclusivamente literário do país.

Bel Rodrigues conquistou seu público através de vídeos onde recomenda e resenha livros. Um dos quadros de mais destaque em seu canal são os vídeos sobre criminologia. Nesses ela comenta sobre crimes reais e os analisa à base de sua formação.

Segundo Bel, seu trabalho no YouTube nunca foi de chegar aos milhões de inscritos. Sabemos que o assunto “livros” não é o preferido da população brasileira em geral. Na data dessa postagem, a escritora tem por volta de 350 mil inscritos, o que representa uma imensa vitória para um canal literário.

bel rodrigues

Através dos vídeos, ela conquistou seu público leitor. Citamos o caso dela nesse artigo sobre o uso do YouTube para vender livros e alcançar público.

Livro 13 Segundos: machismo, amizade e amadurecimento

O livro 13 Segundos nos conta a história de Lola. Ao chegar no último ano do Ensino Médio, Lola depara-se com o fim anunciado de seu namoro com Leo – o primeiro menino por quem sentiu amor verdadeiro.

Durante sua DR de término, Lola lida com um Leo que a acusa de tomar essa decisão porque quer “curtir” o terceiro ano sem impedimentos. A infantilidade e futilidade do garoto reforçam a motivação de Lola e o término acontece de uma estranha forma em que Leo transmite uma sensação de culpa à garota. Isso revela o universo machista em que o menino vive e do qual Lola quer fugir.

O próximo passo de Lola é reorganizar sua vida. O resto de seus férias é regado a Netflix, besteiras e descanso. Exceto por uma noite. A jovem resolve sair para beber com os amigos e acaba se envolvendo com um garoto. Pela bebida, Lola não se lembra quem o menino era até que, no primeiro dia de aula, ela se depara com ele fazendo intercâmbio no colégio dela.

Ao lado de três amigas, Lola parece conseguir retomar o controle de sua vida enquanto se recupera do coração partido e mira nos estudos e futuro vestibular. Mas, quando as coisas parecem voltar aos eixo, 13 segundos são suficientes para mudar completamente a vida de uma garota.

13 Segundos é um livro de personalidade

Bel Rodrigues demonstra muita habilidade na escrita e na criatividade em 13 Segundos. A primeira frase do livro, geralmente a mais importante de qualquer um, tem poder suficiente para conquistar o leitor a ler o primeiro parágrafo. O primeiro parágrafo, por sua vez, demonstra toda a linguagem forte e identidade que o livro seguirá.

O carisma de Lola abraça o leitor. Ela é uma jovem que tem de lidar com os problemas de alguém que está entrando na vida adulta e precisa começar a pensar no rumo que dará à vida. A única certeza que tem é a música. Lola ama cantar e posta covers de suas músicas favoritas no YouTube.

As amigas de Lola também têm personalidades muito bem-definidas. Cada uma segue uma linha emocional que vai da tímida à agitada que conversa alto e usa gírias adolescentes trazidas pela internet.

Ler uma autora nascida na minha geração foi uma boa experiência. No nosso tempo não existiam Smartfones ou redes sociais (o Orkut dava seus passos, mas me orgulho de nunca ter tido um) e a internet não era muito acessível.

Bel conseguiu trazer toda essa referência tecnológica para o universo de 13 Segundos. Eu me senti mesmo dentro de um colégio de Ensino Médio dos dias de hoje, o que foi uma ótima experiência.

O que esperar de 13 Segundos

Os diálogos do livro são incríveis! Existe uma cena em que Lola precisa explicar à sua irmã adotiva porquê o salmão não é o único lápis de pintar que pode representar a cor da pele das pessoas. A leveza das palavras e o raciocínio de Lola são tiros certeiros.

Não espere que o livro 13 Segundos seja somente um romance adolescente. Ele aborda temas sociais encravados nas pessoas e os desenterra com uma linguagem sutil e auto-instigante.

Logo no primeiro capítulo, onde normalmente os escritores apresentam seus personagens, Bel Rodrigues aproveita para mostrar os temas usados na construção da história: machismo, homofobia, racismo, adoção e também amizade, companheirismo e os erros e acertos da vida aos 18 anos. Além de um ótimo tom de humor.

O objetivo mair do livro é conversar com jovens mulheres que lidam com os problemas de buscarem que realmente são.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e locutor do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Webdesigner por formação, procuro compartilhar meus conhecimentos em Marketing Digital com outros escritores para que possamos formar juntos nossas carreiras.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!