04.07/2018 | Murillo Costa
sonho de ser escritor

Ser um escritor não deve ser um sonho – Construa sua carreira

Sonhos são ideias romantizadas sobre desejos que temos, uma imagem sublime de algo que parece ser endeusado por algum conceito. Pare de pensar assimsobre seus livros ou sua carreira como escritor. Ter essa visão é encarado como infantilidade nos meios profissionais da escrita, e, de fato, mostra que você não está preparado para ser um autor ou autora maduro.

Até onde vai seu sonho literal, aquele que você tem enquanto dorme? Ele acaba assim que você abre os olhos. Se levarmos isso para o lado simbólico, o “sonho”de ser um autor publicado acaba assim que você “abre os olhos” e enxerga os primeiros problemas da carreira – problemas esses que virão assim que você escrever sua primeira palavra.

Veja a carreira de escritor de forma empreendedora

É muito fácil encontrar entre grupos de escritores conversas do tipo “você expandiria o universo do seu livro caso ele fizesse sucesso só para ganhar mais dinheiro?” ou “você escreve o que quer escrever ou o que quer que os outros leiam?”

Quem faz esse tipo de pergunta não encara a escrita de forma profissional e, se não mudar seu pensamento, provavelmente nunca conseguirá viver de seu trabalho como escritor.

A propósito, se seu livro fizer sucesso, expandir o universo da história é uma ótima sacada, desde que você o faça de modo coerente e não estrague o começo de sua história. Além disso, um escritor deve escrever para ser lido, ao mesmo tempo que usa seu trabalho para se expressar. A chave é o equilíbrio. Claro que esses conceitos só se aplicam a quem quer viver da escrita.

O escritor de verdade encara seu trabalho de forma empreendedora, ou seja, é maduro o suficiente para entender que um livro não é um “sonho sublime endeusado”, mas sim um produto feito para um mercado específico, cheio de ramificações, que deve atingir um público específico e, obrigatoriamente, precisa ser vendido e gerar lucro.

Para que sua carreira de escritor decole, é preciso ter uma visão empresarial do que você está fazendo. E isso só acontece quando se assassina a ideia de que é errado ou imoral ganhar dinheiro com seu livro, de que escritores são pessoas que vivem de luz e da energia que vem do verde.

Ter uma visão empreendedora requer:

  • Entender seu negócio, no caso, qual seu tipo de escrita, o que te motiva a escrever, qual mensagem quer passar e a quem deseja atingir. Isso é ter missão, visão e valores;
  • Entender o mercado. Saber o que está em alta, o que está em baixa, o que está indo para a alta e o que está indo para a baixa. Entender qual público se identifica com seu trabalho e se concentrar nele;
  • Ter uma rotina de trabalho que te leve a resultados, incluindo o mais importante deles: a criação de sua imagem de escritor e fidelização de público.

Esses são passos muito generalizados, colocados aqui para te ajudar a ter uma visão ampla de todo o trabalho que terá de percorrer até chegar ao reconhecimento. Não pense que isso acontece somente porque é uma carreira de escritor, esse processo acontece com todo mundo, em qualquer tipo de negócio.

Como o Central Autoria vai te ajudar

Esse artigo é o primeiro da série Construa sua Carreira, que será atualizada toda semana aqui no blog. Trataremos de vários temas sobre a carreira de escritor, desde escrita criativa ao marketing digital para autores.

Você vai aprender:

  • Encarar seus livros como uma forma de negócio;
  • Criação da imagem de autor e de uma marca própria;
  • Marketing Digital para autores.

Ao longo da série vamos falar sobre três grandes áreas de como desenvolver sua carreira de escritor. Primeiro, Você Escritor com técnicas de escrita criativa, “regras” impostas por não sei quem, bloqueio criativo, casos de sucesso e outros assuntos. Segundo, Você Leitor, uma vez que todo bom escritor é um ótimo leitor. E, terceiro, Você Empreendedor, a parte de onde virá a ação para fazer as coisas acontecerem; vamos falar sobre blogging, redes sociais, publicação independente, estratégias de vendas e fidelização de público.

Além disso, todo artigo da série será complementado semanalmente no Autoria Podcast. Então sugiro que você leia esse artigo para saber como baixar os episódios e ouvir no seu próprio celular, no lugar e horário que você quiser.

Caso você não saiba ainda quem eu sou, me chamo Murillo Costa, autor do livro Os Renegados, atualmente publicado pela editora Multifoco. Sou webdesigner por formação e estudo marketing digital há alguns anos de forma autodidata e prática.

Não sou o maior guru do mundo e ainda não vivo completamente dos meus livros e meu trabalho como autor, mas acredito que posso ajudar a quem quiser com o conhecimento que adquiri ao longo desses anos e, melhor ainda, poderemos crescer juntos, compartilhando experiências, erros e acertos.

Tenha uma boa semana e até o próximo artigo!

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e locutor do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Webdesigner por formação, procuro compartilhar meus conhecimentos em Marketing Digital com outros escritores para que possamos formar juntos nossas carreiras.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!