04.07/2018 | Murillo Costa
resenha um ano no espaço

Endurance – Um Ano no Espaço: biografia que você precisa conhecer!

Endurance – Um Ano no Espaço é uma narrativa em primeira pessoa – literalmente – de uma missão que durou, obviamente, um ano na Estação Espacial Internacional. Scott Kelly se alistou para essa tarefa a fim de servir como objeto de experimento, uma cobaia para estudos sobre como o corpo humano funciona em viagens espaciais de longo período.

Por quê ele se permitiu fazer isso? Ele responde, dizendo: “Há algumas respostas que costumo dar a essa pergunta, mas nenhuma me parece de todo satisfatória. Nenhuma a responde por completo.”

Dados técnicos de Endurance – Um Ano no Espaço

Um livro escrito por quem não gostava de ler

Scott Kelly relata ter sido uma criança bem ativa, beirando a hiperatividade. Logo no prefácio diz que seu irmão – gêmeo – e ele procuravam sempre o lugar mais alto para subir, a melhor rua para embalar uma bicicleta ou os finais de semana para fazerem tudo isso e mais um pouco.

Tudo o que ele mais odiava era ficar parado. “Eu não entendia como algumas pessoas da minha idade conseguiam simplesmente ficar sentadas, respirando e piscando, até o fim da aula”, diz ele.

Quando cresceu e subir no telhado mais alto agarrando-se em calhas se tornou uma atividade socialmente estranha para um jovem adulto, Scott sentiu-se ficar sem um rumo certo, não sabia como responder à famosa pergunta “o que fazer da minha vida?”, até que encontrou um livro, o The Right Stuff, publicado no Brasil com o título de Os Eleitos, que conta a história de soldados da marinha dos EUA.

Esse livro abriu os olhos de Scott para uma vida cheia de adrenalina e ação – tudo o que ele procurava. Foi aí que começou sua carreira de astronauta.

Enquanto estava em sua missão de um ano no espaço, Soctt telefonou para Tom Wolfe, o escritor de Os Eleitose perguntou a ele como ele conseguia escrever. Diante da resposta do escritor, Scott rendeu-se à quietude de sentar para escrever um livro e começou as primeiras palavras de Endurance – Um Ano no Espaço.

Endurance – Um Ano no Espaço é o retrato empolgante de uma vida cheia de adrenalina

Eu não gosto de biografias, seja nos livros ou nas telas, mas Endurance conseguiu chamar minha atenção logo pelo título, que me levou até a sinopse. A história é muito bem escrita, narrada com franqueza e linguagem simples.

E, convenhamos, a vida de Scott Kelly não é nem um pouco convencional; parece ter sido tirada do roteiro de um bom filme de ação e suspense, daqueles que te prendem a cada segundo até o momento final.

Em 159 dias no espaço, Scott perdeu massa óssea, sofreu um encolhimento das paredes do coração, teve problemas de visão e foi exposto a radiação equivalente a 10 radiografias de tórax por dia, equivalente a 30 vezes mais radiação do que uma pessoa aqui na Terra recebe. Mas, segundo Scott, nada disso se compara ao medo de  algo ruim acontecer com alguém que ele ama enquanto ele estiver lá em cima, sem poder voltar para a casa.

Então, novamente, porquê ele se permitiu fazer parte desse experimento? Durante a leitura, nós encontramos várias partes de uma resposta complexa, entre elas, o fato de que o programa espacial norte-americano se uniu ao programa Russo, o que, segundo Scott, juntou antigos inimigos a um objetivo científico único e em prol do bem de toda a humanidade.

Entre visões sobre o passado de sua vida a bastidores de missões regadas a álcool e russos bêbados se tornando riscos de explosão aérea, Endurance – Um Ano no Espaçonos apresenta uma fascinante jornada que começa dentro da mente humana e vai até a fronteira final.

Use o link de compra que está nesse artigo. Ele é 100% seguro. É somente um link afiliado que te levará diretamente para a Amazon, onde poderá realizar a compra. Por quê utilizar esse link? Por que assim você ajuda a manter o Central Autoria funcionando, recebemos uma pequena comissão pela compra. Obrigadooo!

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e host do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Estudante contínuo de empreendedorismo e marketing digital, procuro compartilhar conhecimento através do meu trabalho.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!