04.07/2018 | Murillo Costa
como divulgar seu livro

Como (não) divulgar seu livro

“Como divulgar meu livro?” é a pergunta que vem à mente do escritor quando ele faz sua publicação e percebe que vender o livro é muito mais difícil do que imaginava,principalmente quando se é autor independente e sem um público de leitores – até os que publicam por editoras passam por esse problema.

Por experiência própria, já concluí que a parte mais fácil no trabalho do escritor, ou escritora, é escrever o livro, seja de menos de cem páginas a mais de trezentas, a média que eu escrevo. É muito mais fácil criar a história, revisar, reescrever e revisar mais algumas dezenas de vezes do que alavancar o livro nas vendas.

Divulgar um livro não é uma simples tarefa de espalhar links dele por aí – o que já é um grande erro. Divulgar um livro é uma ciência complicada que envolve técnicas de vendas, técnicas de engajamento e, claro, muito carisma (é por isso que eu sou essa pessoa amável e maravilhosa ????)

Mas, não desista, divulgar seu livro é difícil, mas não impossível.

Como divulgar seu livro sendo um escritor inciante

Novos escritores não costumam ter um público fiel de leitores prontos para comprarem seus trabalhos e muitas vezes pensam que sua parte é somente escrever o livro, que a história se venderá por conta própria por causa daquela bela resenha postada na Amazon e no Facebook.

Um escritor iniciante e, na maioria das vezes, independente, precisa ter em mente que seu livro não deve ser o principal foco de sua divulgação. Como já dissemos algumas vezes aqui e no podcast, pessoas compram pessoas, então o autor precisa se concentrar em ser interessante para as pessoas e torná-las seguidoras de seu trabalho como um todo, não apenas de um único livro.

Como fazer isso? Está certo se pensou em usar a internet, o gigantesco outdoor “barato” de auto-promoção. Dentro da internet temos várias ferramentas que possibilitam ao autor encontrar pessoas dispostas a lê-lo:

  • Redes sociais: onde as pessoas passam grande parte de sua vida;
  • YouTube: onde os jovens passam cada vez mais sua vida;
  • Blog: ainda é a ferramenta mais acessível e barata para se produzir conteúdo;
  • E-mail: sim, as pessoas ainda usam e-mail;
  • Podcast: temos o nosso, Autoria Podcast, já ouviu? É muito bom!

Futuramente vamos falar sobre essas ferramentas com mais detalhes, mas o que posso adiantar aqui é: não se torne um spam humano ambulante das redes sociais. As pessoas já foram treinadas a ignorar links que pretendem tirá-las do conteúdo com o qual estão envolvidas. Isso só construirá em você a imagem que seu conteúdo é somente spam, então, altamente ignorável.

Torne-se uma pessoa interessante e presente, pela qual as pessoas se interessam em ver seus posts na Facebook, seus tweets ou as postagens em seus blogs.

É daí que chegamos à primeira grande conclusão dessa série Construa sua Carreira: seja um ótimo produtor de conteúdo na internet. As pessoas não estão na internet para verem propagandas aleatórias, estão nela para consumirem conteúdo e, se você fizer um conteúdo que as engaje, entretenha e/ou ajude a resolver problemas,você estará no caminho certo.

Exemplos de conteúdo que um autor pode criar para ajudar na divulgação, não só de seu livro, mas de sua imagem de autor:

  • Criar um blog para indicar e resenhar livros que se assimilem com o livro que escreveu e quer vender. Exemplo: escrevi uma fantasia, então vou criar um blog para falar da literatura fantástica, publicar todos os dias e, em dois posts mensais, vou divulgar meu livro.
  • Criar conteúdo para as redes sociais. Exemplo: participar de grupos na Facebook sobre discussões literárias. É claro que você não vai falar do seu livro o tempo todo, mas vai postar suas críticas aos livros que lê e, eventualmente, falar do seu próprio livro.

Existem muitos outros modos – alguns você mesmo irá descobrir quando entender do que seu público gosta. O importante é que seu conteúdo, seja postado onde for, gere engajamento e identificação nas pessoas. Desse modo você vai criando uma base de pessoas que gostam de você e, consequentemente, gostarão do seu trabalho.

É claro que isso leva tempo e que a divulgação de seu livro não o tornará um best-seller da noite para o dia. Ninguém começa no topo, a não ser que tenha muito dinheiro ou seja o menino do Acre.

Como NÃO divulgar seu livro

Como dito, a divulgação do seu livro não deve ser seu foco caso você seja um escritor novato. Lembre-se que o mais importante agora é conquistar sua base de fãs e leitores.

Por experiência própria de fracasso, não faça as seguintes coisas:

  • Não crie uma fãpage na Facebook para o seu livro;
  • Não crie perfis sociais para o seu livro no Instagram, Twitter ou outra rede social;
  • Não fique espalhando links do livro indiscriminadamente na internet;
  • De modo algum, nunca, jamais, crie um blog ou site exclusivamente para seu livro.

Lembre-se: você precisa ser um criador de conteúdo interessante, mas se usar algum dos métodos citados acima o principal e único assunto dessas ferramentas será o seu livro. E, responda: até que ponto você pode falar do seu livro sem contar os spoilers relevantes da sua história? Não dá para produzir conteúdo indefinidamente para uma página ou perfil cujo nome foca apenas no seu livro. As pessoas podem até curtir no início, mas quando o assunto acabar, você terá um perfil morto, cheio de fantasmas.

Como divulgar seu livro usando o marketing digital

O marketing digital está em alta, logicamente, pela grande quantidade de pessoas que passaram a ter acesso à internet. O marketing digital também pode ser traduzido como o marketing de conteúdo – olha o conteúdo aparecendo mais uma vez aí, para você ver o quanto ele é importante na divulgação de seu livro.

O que você pode fazer agora mesmo para começar a divulgar seu livro usando o marketing digital?

  • Pense em quais pessoas vão querer ler seu livro. Qual a faixa etária, classe social, gostos, o que fazem para se divertir. Gostam de mundo nerd, cult, hipster, tradicional? Com o que trabalham? Procure saber o máximo sobre essas pessoas para que você possa produzir um conteúdo relevante para elas.
  • Crie um site ou blog para a divulgação de sua imagem como autor. Aqui você postará o conteúdo que envolverá as pessoas do item acima. Seja criativo, relevante e interessante. Faça com que as pessoas se identifiquem com sua forma de pensar e mensagem que quer transmitir. Deixe sua parte conceitual trabalhar.
  • Tenha perfis profissionais nas redes sociais. Identifique-se como autor e tenha orgulho de seu trabalho. Use as redes sociais para interagir e levar as pessoas para seu blog ou site – claro, sem postar unicamente links. Você também precisa criar conteúdo bom nas redes sociais;

Esse é o método que eu tenho usado. Na data de publicação desse artigo o Central Autoria está com, mais ou menos, um mês e meio e o alcance e engajamento dele está me trazendo bons resultados. Meu Twitter teve um alcance de quase 40 mil visualizações nesse período – isso é pouco comparado a outros perfis, mas para mim, que nem usava Twitter, é ótimo!

Em especial, uma ferramenta deve ser analisada em pormenores num artigo exclusivo^: o YouTube. Em breve vou falar sobre como usar o YouTube para divulgar seu livro, criar sua imagem de autor e base de fãs (“Mas Murillo, você não tem canal no YouTube!”, não, e vou explicar o motivo).

Como divulgar seu livro – o que aprendemos?

  • Se você é autor iniciante, concentre-se em criar sua imagem de autor, fazendo com que pessoas passem a gostar do seu trabalho;
  • Conheça seu público e saiba do que ele gosta para que você possa produzir conteúdo relevante e que resolva os problemas deles;
  • Crie canais na internet que possibilitem às pessoas encontrá-lo e interagir;
  • Não seja um spam humano, as pessoas já foram treinadas a ignorar links de propaganda;
  • Crie um site ou blog e use as redes sociais para direcionar pessoas para ele;
  • Coloque sempre a divulgação da sua imagem de autor acima da divulgação do seu livro.

E não se esqueça de acompanhar a série Construa sua Carreira. No Autoria Podcast #6 nós continuaremos falando sobre como divulgar seu livro da forma correta.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e locutor do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Webdesigner por formação, procuro compartilhar meus conhecimentos em Marketing Digital com outros escritores para que possamos formar juntos nossas carreiras.
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